O uso de armações de aço na construção civil é uma prática muito utilizada nas construções atuais. Suas funções ligadas à estruturação de bases e fundações são apreciadas por empreiteiros, fator que leva ao maior uso dessa técnica. As armações de aço como telas e vergalhões são feitas a partir de peças derivadas do corte e dobra de aço.

O corte e dobra de aço é composto por técnicas aplicadas à estruturação de peças montáveis de aço que facilitam a montagem de armações que sustentarão o concreto, as chamadas “estruturas de concreto”, que é o nome dado à junção de estruturas de aço com concreto, com a finalidade de poupar as edificações da depreciação causada pela tração. Com aço, as estruturas possuem maior durabilidade e estabilidade, aumentando assim, a segurança das construções civis.

No passado, essas estruturas de aço eram montadas no próprio local de construção, de forma manual. Hoje essas telas e outras armações são pré fabricadas através do corte e dobra de aço, que facilita a montagem e garante maior produtividade nas obras em construções civis. Com o aumento de produtividade através da economia de tempo, acaba-se economizando em termos de mão de obra, uma vez que a montagem das armações é mais rápida com o corte e dobra de aço e envolve menos esforços.

CORTE E DOBRA DE AÇO – VANTAGENS DO USO

Existem algumas vantagens proporcionadas pela técnica de dobra e corte de aço, como por exemplo:

  • Evita desperdícios de material, uma vez que as peças se encaixam sem gerar sobras.
  • As estruturas podem ser montadas em diversas formas para diferentes fins.
  • Economia de espaços dentro dos canteiros de obras, sendo desnecessário o uso de outras ferramentas para a construção das estruturas.
  • Menor utilização de mão de obra, gerando economias ligadas à manutenção de pessoal.
  • Melhor aproveitamento do tempo de construção, gerando maior produtividade e construções entregues em menor tempo.

O corte e dobra de aço proporciona maior organização em termos de construção, uma vez que as peças identificadas facilitam a montagem e desmontagem de estruturas. A aquisição desse material deve ser feita em empresas distribuidoras autorizadas.